SEMPRE HAVERÁ OPOSIÇÃO, MAS ISSO NÃO É DESCULPA

Neemias 4

 

Desde que satanás foi expulso do céu que ele se levanta contra todo projeto de Deus. Podemos afirmar que desde que existe satanás, Deus sempre teve oposição. Se você tomar uma decisão de servir o Senhor com toda intensidade do ser, haverá oposição também. A vida cristã genuína é luta, é guerra, é batalha, não podemos baixar a guarda em nenhum momento…

A palavra desta noite para você é simples e contundente: Não desista por causa da oposição. Deus promete estar com você e todo inimigo irá cair por terra.

 

1. COMO A OPOSIÇÃO SE MANIFESTA?

 

A oposição pode se apresentar em forma de negativismo e pessimismo, as vezes até com boa intenção, mas é desanimador quando você está sonhando e tem um grande projeto e de repente alguém chega para simplesmente dizer: NÃO DÁ. Pastor quero evitar decepção… NÃO DÁ!

 

O opositor ainda usa de zombaria. Sempre foi assim. Jesus enfrentou isso em seu curto ministério aqui na terra. Até em momentos especiais de milagre podemos testemunhar isto acontecendo. Exemplo dessa manifestação de zombaria pode ser visto na multiplicação do pães… O que é o lanche de um menino para alimentar uma grande multidão? Ridículo? Pois para Jesus não é porque conhecemos o fim desta história. Jesus supriu a necessidade de todos e ainda sobraram cestos cheios.

 

Experimentamos todos os dias esse adversário para os nossos sonhos. Eles são especialistas em jogar água na fogueira, tirar nosso entusiasmos e roubar nossos sonhos. Cuidado porque o opositor tem uma técnica especial. Ele pode se apresentar de forma solene. Como? Pode ser um líder que chega pensando que está ajudando e diz pela lógica ou pela matemática que tal sonho é impossível… Na Bíblia a fé e a matemática não são adversários… Temos que ter bom senso, contar, planejar, mas não podemos pensar pequeno porque nosso Deus é grande.

 

O opositor pode vir até você com sarcasmo… Chega, julga e diz: Quem você pensa que é? Você está se achando! Você pensa que é maior e melhor do que outros? Por vezes, se você for jovem, vem ainda com o velho e conhecido argumento: é apenas um menino e inexperiente!… Deus coloca sonhos grandes, mas você pode e precisa de fé e precisa pensar grande. Templo pequeno. Medo de enfrentar problema com espaço não pode ser impedimento para grandes sonhos.

 

ILUSTRAÇÃO: Um determinado pastor queria ver a igreja crescendo, e decidiu desafiar a Igreja a pensar num templo grande e sonhar com ele cheio. Era uma pequena Igreja, mas aquele jovem pastor estava pensando em um salão para 1000 pessoas. Havia um pregador de fora naquele dia, e mesmo assim, os irmãos riram dele e um dos líderes chegou a dizer: Ore por você mesmo pastor porque isso é vaidade. Muita gente pensa assim. Por essas e outras as pessoas deixam de evangelizar, perdem o entusiasmo e o interesse em crescer e não se importam com as pessoas que estão indo para a perdição eterna. Quero terminar esta série pedindo a todos que não cedam a esta tentação do opositor e nem aceite o sarcasmo e a crítica dos Sambalats e Tobias dos nossos dias. Eles estão presentes… Tobias e Sabalat são habilidosos… O pastor que estava ali visitando, sem graça e com pena daquele jovem cheio de sonhos disse: Eu acredito e me ofereço para vir pregar na inauguração do novo templo… Depois de certo tempo chega um convite para aquele pastor visitante daquela noite cheia de Sambalas e Tobias… O senhor pode ser o orador na inauguração do nosso novo templo? O pastor aceitou e foi. Chegando lá, ele disse: obrigado pelo convite! O pastor local, aquele jovem pastor disse: eu não lhe convidei, mas o senhor se convidou! Além do templo, a igreja contava naquela ocasião com mais 1500 pessoas. Esse é o nosso novo templo. Sambalá e Tobias foram derrotados e Deus foi glorificado.

O ministério é feito de loucuras e PAULO FALOU DA LOUCURA DA PREGAÇÃO. Ministério é assim mesmo, em parte loucura porque é sonho de Deus e o homem natural não entende.

 

Creia neste Deus e não arranje desculpas do tipo: Quem sou eu para Deus me abençoar? Não mereço receber isso da parte de Deus! DEUS NÃO NOS ABENÇOA POR CAUSA DO QUE NÓS SOMOS, ELE NOS ABENÇOA POR CAUSA DO QUE ELE É. Nunca seremos merecedores, mesmo assim Ele derrama sobre nós suas abundantes bênçãos. Oramos por Graça, Sabedoria e Misericórdia… Por isso Paulo afirma que Ele, nos dá “infinitamente mais do que pedimos e pensamos”. Repita: INFINITAMENTE MAIS, INFINITAMENTE MAIS, INFINITAMENTE MAIS… NÃO PONHA LIMITE PARA DEUS.

 

ILUSTRAÇÃO: Uma mosca num frasco com tampa… Ela voa, bate e bate e não consegue sair de dentro da garrafa e aí você abre a tampa, mas mosca não voa porque pensa que a tampa está lá. Não deixe o Sambalat e o Tobias colocar a tampa e também lhe prender… Reaja.

 

OUTRA HISTÓRIA QUE ILUSTRA: Existe um elefante em dos zoológicos dos estados unidos zoológico que fica parado com uma pequena corrente amarrada aos seus pés e não sai do lugar. O treinador amarrou o elefante por muito tempo e ele tentava sair e não conseguia… Agora ele estava preso numa corrente que não estava amarrada em nada, mas ele pensa que está preso… O diabo tem correntes de 1,5 mts em muitos de nós, para que continuemos pensando que estamos presos e para nos limitar. Você tem potencial em Deus. O Salmista diz que EM DEUS FAREMOS PROEZAS. O que isso significa? É como no atletismo, sempre devemos esperar um novo record. Poderá ser de apenas 1 segundo, mas hoje poderá ser melhor do que ontem e amanhã poderá ser melhor do que hoje… VOCÊ AINDA NÃO CHEGOU AO SEU LIMITE… O Salmo 1 diz que você é “como árvore plantada junto a corrente… TUDO QUANTO FIZER PROSPERARÁ…” Dê a vida para Deus e tudo vai bem em sua vida e seu ministério…

 

O opositor é cruel… Ele destrói. A oposição recruta pessoas… Ela progride. Os dois homens se uniram para destruir a obra de Neemias… Assim acontece com os Sambalats e Tobias usando a fofoca, o julgamento… Comentários maldosos como: O cara é bom, mas a esposa dele… O casal é bom, mas os filhos… O cara prega, mas… Ora, mas… Canta mal… SAMBALÁ ESTÁ VIVO NAS IGREJAS. E por vezes queremos fazer como Pedro quando sugeriu que pedissem fogo do céu para queimar os samaritanos… Não era o fogo o Espírito, mas o fogo da extinção, mas não é isso que Deus espera dos seus discípulos…Vencer pelo Espírito deve ser o nosso alvo.

 

  1. COMO DEVEMOS ENCARAR E ENFRENTAR A OPOSIÇÃO?

 

Neemias com suas atitudes nos ensina a encarar e combater a oposição…

 

  1. NEEMIAS CERCOU-SE DE GENTE BOA

 

Não é cercar-se de pessoas de bens, mas de pessoa de bem… Você é o extrato das pessoas que lhe cercam… Não faça o que você não foi chamado para fazer…

Ouça pessoas boas e entre elas está a sua mulher ou o seu marido, ou seu pai… Eles querem o seu bem e sabem o que é melhor na maioria das vezes… Gente que chora junto, sorri junto, anda junto, sonha junto… Todos nós tem algo a aprender…

A Bíblia não diz que Neemias não era pedreiro, ele era copeiro, mas certamente se cercou de bons pedreiros ou de gente que sabia fazer paredes. Precisamos descobrir talentos e desenvolver parcerias… Neemias motivou os parceiros…

A grande mensagem era: A CAUSA É MAIOR DO QUE QUALQUER UM DE NÓS, MAS A CAUSA É DO SENHOR e o Senhor vai estar conosco.

 

2. NEEMIAS INCENTIVA E TINHA DO SEU LADO GENTE DISPOSTA A IR EM FRENTE

 

Não fique calado, incentive… Encoraje, Diga algo para que outro sinta-se bem… Fale agora e não na hora do funeral… Ninguém fala mau do morto, mas não fala a mesma coisa enquanto tem vida… Diga: Sou seu fã, seu admirador, olho muito para você… COMECE, TENTE…

 

Cerque-se de pessoas boas e pessoas que estimulam… Você deve ser assim também… Recebi um bilhete de um dos participantes de um encontro de casai que preguei neste ano com a seguinte frase: OBRIGADO POR DEIXAR O SENHOR LHE USAR. Ao mesmo tempo que me senti encorajado, também fui levado a entender que se não atrapalharmos, Deus irá agir.

Boas palavras, consoladoras, encorajadoras não virá do céu de modo direto, mas Deus pode e quer usar você para falar uma palavra do céu para outra pessoa… Quantas pessoas já parou e travou por causa de uma palavra maldita, como a de Samabalat e Tobias, o MURO DE PAPELÃO, uma raposa poderá derrubá-lo, e hoje, Igreja fraca e mundana. Igreja ruim… Cuidado com o que você diz!

Muitas pessoas vivem um presente muito bom, mas não valoriza o passado de quem plantou e deu os primeiro passos… Não valoriza os irmãos que fizeram a história… CERQUE-SE DE PESSOAS BOAS, GENTE OTIMISTA, pessoas que somam…

 

3. PREVINA-SE CONTRA OS OPOSITORES

 

Nossa principal tarefa é fechar a boca dos inimigos que se encontram dentro, no meio do grupo… Mordedura de alguns que se dizem amigos ou até irmãos são mais venenosas do que mordida de cachorro com raiva. Infecta, envenena…

Neemias preveniu-se com Espada e Colher de Pedreiro. Esses instrumentos ilustram o Defender e o atacar. Vigiar e orar. Tem de haver defesa e tem ataque. Você já ouviu comentários de futebol? Os comentaristas falam da defesa menos vazada, mas o time não vai bem porque não tem ataque, ou vice-versa… Você tá escalado no time de Deus, não está na torcida e nem no banco de reservas, precisa entender isso…

Alguém pode argumentar dizendo que igreja é um hospital onde todos podem entrar para serem curados, concordo, mas na sala de cirurgia só os preparados e especializados podem entrar. Só quem é bom e preparado para manusear os instrumentos… Neemias arrumou um exército para previnir-se contra sambalá e tobias… Nossa maior tarefa é nos prevenir contra nosso grande inimigo. Estamos numa guerra espiritual…

Vencer é prosseguir a despeito de Sambala e Tobias…

Ferramenta e Espada… Construir e defender…

Outra coisa que Neemias tinha e nos ensina… Precisamos de estratégias… Confundir o inimigo… Vamos confudir o diabo… VINDO O INIMIGO CONTRA NÓS O SENHOR LEVANTARÁ CONTRA ELE A SUA BANDEIRA…

 

Conclusão

NO MUNDO TEREIS AFLIÇÕES…

Disposição de Espírito para confiar no Senhor em meio a tribulações…

Deus vai na Frente, Deus vai junto…

Podemos concluir com o conhecido exemplo de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que foram jogados numa fornalha tão quente que os homens que os jogaram morreram queimados, noentanto, quando foram ver o que havia acontecido com eles, tinha 4 andando lá dentro como se não houvesse fogo nenhum… Abaixo os Sambalats e os Tobias e Viva o Senhor nosso Deus!