MARCAS DE UMA IGREJA VIVA

IMG_47972Atos 2:42-47

Introdução

Compromisso com CRISTO e compromisso com a IGREJA DE JESUS CRISTO. Ver a igreja como Cristo a vê. Deus não salva para o isolamento… Deus salva e liga ao corpo. Jesus está edificando Sua Igreja, uma comunidade, um novo povo…

A Igreja está no centro da salvação. Cristo morreu para REDIMIR e REUNIR. Ele vai Purificar para si um povo…

o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir- nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras“. Tito 2:14. Ver ainda Apocalipse 7:9-10.

Vamos dar uma olhada na Igreja primitiva:

 

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava- lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”.

 

Precisamos ser realistas na leitura de Atos 2… Vemos a Igreja de Atos como ideal e pensamos que seu padrão é inatingível. Ficamos maravilhados e admiramos como se ela não tivesse defeito, mas tinha: heresias, hipocrisias, rivalidades e imoralidades que perturbavam a igreja assim como acontece hoje. O que deve nos causar admiração é o fato de que aquela igreja era RENOVADA PELO ESPÍRITO SANTO… Havia nela evidências da PRESENÇA e do PODER do Espirito Santo. Vejamos:

 

  1. A IGREJA VIVA ESTÁ SEMPRE APRENDENDO

 

Igreja Viva é uma comunidade que estuda. Para muitos isso não é importante… Esta igreja perseverava na doutrina dos apóstolos (Atos 2:42 – RA).

Preste atenção! Havia três mil novos convertidos cheios do Espirito Santo… Não estavam querendo sobreviver apenas das experiências espirituais e místicas, mas QUERIAM APRENDER TUDO O QUE FOSSE POSSÍVEL. Tinham fome da Palavra, fome da Verdade, queriam ficar perto dos apóstolos e absorver seus ensinamentos.

Plenitude do Espírito não é incompatível com o aprender… O Espirito de Deus é o Espirito da verdade… Ser cheio do Espirito significa ser cheio das verdades dele…

Não basta a presença do Espírito em nosso interior, se assim fosse a igreja não precisaria de Mestres humanos.

A Igreja hoje precisa ser fiel em conservar os ensinos e doutrinas do apóstolos. As doutrinas foram preservadas e chegaram até nós pela Bíblia… UMA IGREJA CHEIA DO ESPÍRITO E VIVA, É UMA IGREJA CHEIA DE BÍBLIA… Os pastores pregam a Palavra, os pais ensinam Bíblia aos filhos, os professores da EBD são Mestres em Bíblia… Os membros lêem, refletem, submetem à Palavra e assim o Espírito dirige o povo…

 

 

  1. A IGREJA VIVA TEM VERDADEIRA COMUNHÃO

 

A verdadeira comunhão tem a marca do amor e se manifesta através do cuidado mútuo. Amar é mandamento. Você que quer obedecer a Deus e seguir as orientações da Sua palavra, não tem a opção ESCOLHER AMAR. Eu amo outra pessoa, esta não pastor. Querido, a Bíblia manda você amar o seu inimigo, e quanto ao irmão é DAR A VIDA POR ELE.

A palavra comunhão é tradução da palavra KOINONÍA. Eu sei que você já ouviu esta palavra e pode até entender seu pleno significado, mas esta é uma das palavras que gregas que muito se usa. Significa aquilo que temos e compartilhamos em comum.

 

 

Essa passagem perturba você? Não precisa… Basta entender o desafio que está embutido nela. Jesus não chamou a todos como Ele chamou o jovem rico. Não podemos ignorar que alguns foram chamados para a pobreza voluntária, Francisco de Assis e Madre Tereza de Calcutá são dois exemplos disso. Mas nem todos tem esse chamado. A DOUTRINA QUE PROÍBE TER PROPRIEDADE PRIVADA É MARXISTA E NÃO CRISTÃ. Cristãos primitivos tinham casa e a prova é que a Igreja se reunia de casa em casa. Algumas cartas mencionam casas que eram hospedeiras dos cultos que haviam no inicio da Igreja Cristã.

O desafio do versículo é: TODOS NÓS FOMOS CHAMADOS PARA AMAR, COMPARTILHAR, TER COMUNHÃO NO SENTIDO DE ESTAR JUNTO E ASSISTIR… Há um chamado à solidariedade e à generosidade nesses versículos.

Uma Igreja viva e cheia do Espírito, vive a verdadeira comunhão… Não permite que coisas pequenas destruam os relacionamentos… Por falta de humildade, abnegação e por excesso de egoísmo estamos perdendo a grande chance de ter COMUNHÃO.

Não quero ser simplista. Sei que não é fácil. Mas quem disse que o caminho da cruz é fácil? Cristianismo é Cruz. Precisamos crucificar nosso eu todos os dias… Tome sua cruz dia a dia…

 

  1. A IGREJA VIVA ADORA COM PRAZER E REVERÊNCIA

 

Veja o verso 42: “Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração”.

Santa Ceia e uma refeição chamada de “Ágape”, estão mencionadas nesse texto. Dois aspectos na vida de adoração desta igreja nos mostra o equilíbrio que precisa haver numa igreja Viva ou Renovada pelo Espírito Santo.

 

 

Precisa haver equilíbrio.

 

  1. A IGREJA VIVA TEM EVANGELIZAÇÃO CONTÍNUA

 

Uma Igreja Cheia do Espírito Santo evangeliza. A Evangelização completa as Marcas de uma IGREJA VIVA de acordo com esse texto de Atos 2. Uma Igreja que não evangeliza, é uma igreja ocupada consigo mesma e que abandonou o mundo necessitado que está lá fora. A soma da Palavra (Doutrina dos apóstolos), com a Comunhão, com a Adoração alegre e a Evangelização contínua… fará desta uma igreja viva.

E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos”. (47).

Aqui nós podemos aprender alguns pontos sobre evangelização:

 

 

Conclusão

Os sinais de uma igreja viva ou renovada tem a ver com NOSSAS RELAÇÕES:

 

 

ILUSTRAÇÃO DE UM GRUPO DE JOVENS CHAMADOS DE “CRISTÃOS DESLIGADOS” PORQUE ESTAVA PROCURANDO UMA IGREJA: – Que tivesse uma pregação bíblica; – uma comunhão real; – que adorasse de modo que a presença do Senhor fosse notória; – e, que tivesse um ministério para o mundo. Não encontraram…

Não desista da Igreja, mas lute por ela. O ESPÍRITO SANTO QUE VEIO EM PENTECOSTES continua presente na vida da Igreja. Devemos buscar Sua plenitude, direção e poder. Quando isso acontecer! Haverá uma revolução espiritual na sua vida, na igreja e Goiânia irá perceber…

Marcos José – Pastor da ICEC